Animações 2D, Animações 3D – Trabalho Teórico

Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida

Animações 2D; Animações 3D

Trabalho de Oficina Multimédia

Realizado por: Pedro Morgado, nº17, 12º5ª

23 de Abril de 2010

I – Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina de Multimédia.
O objectivo deste trabalho é fazer uma pesquisa sobre Animações 2D; Animações 3D, para melhor compreender o tema que estamos a trabalhar de momento em termos práticos.
O tema principal do trabalho é investigar sobre alguns artistas de Animações 2D; e programas de Animações 3D.
Iniciei o trabalhado com uma pesquisa geral sobre os artistas que são considerados pioneiros em filmes de animação, salientando-se, o francês Emile Cohl, o inglês James Stuart Blackton, o norte-americano Winsor McCay, o argentino Quirino Cristiani e a alemã Lotte Reiniger.
O meu trabalho vai ser dividido em três partes. Na primeira parte vou fazer uma pequena pesquisa sobre o que são Animações 2D; Animações 3D. Na segunda irei fazer um breve estudo dos principais pioneiros em filmes de animação e na terceira parte uma breve referência a alguns programas usados na animação3D.

II – Animações 2D; Animações 3D

1. O que são Animações 2D; Animações 3D

“Animação”- é uma película em que há uma sequência das posições ou dos desenhos para criar uma ilusão do movimento.
Com o desenvolvimento dos computadores a animação evolui dos desenhos à mão para as animações dos computadores 2D e animações dos computadores 3D.
Esta evolução surpreendente dos computadores faz com que um só indivíduo realize interessantes animações poupando em mão de obra, horas de trabalho e material.
Animação 2D em computação gráfica são os objectos e entidades com duas dimensões. Contistuem-se de largura e comprimento. Compôem-se basicamente desde jogos 2D dos mais arcaicos video-game, como Mário e Sonic até os mais recentes MMORPGs como Tibia, entre outros.
A animação 2D utiliza imagens de desenhos criados manualmente ou por meio de computador para criar a sensação de movimento. Pode ser considerado um sinónimo de desenho animado.

http://www.gamespot.com/wii/sports/mariosonicattheolympicgames/video_player.html?id=cH03wjH85bwPuTPc

Sonic vs Mário

Animação 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões.Qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões – 2D (Altura e largura), mas com o auxílio de óculos especiais que fundem determinados pontos da figura, ou da computação gráfica entre outros recursos, pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar, também, profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado.

A animação 3D se refere a uma sequência de imagens criadas a partir de programas computacionais 3D, que permitem que um objecto possa ser criado e observado de todos os ângulos.
Alguns exemplos de animação 3D são Era do Gelo, Madagáscar e Os Incríveis

E a diferença entre animação 2D e 3D vai além da forma como são obtidas, pois objectos 3D apresentam um visual mais realista, principalmente quando são observadas as suas sombras.

http://www.youtube.com/watch?v=nqPy67O-rIA

A ERA DO GELO 3


II. História

A história da animação digital está directamente relacionada com a história da computação gráfica, pois desde que surgiram os primeiros dispositivos percebeu-se as possibilidades de uso para geração de ilusão de movimento.
A animação computacional mais comum hoje é em 3D, porém alguns produtores utilizam técnicas em 2D ainda, temos que lembrar que antes de mais nada essas são as sucessoras digitais da técnica de animação por stop motion; a figura animada é modelada no monitor e “vestida” com um esqueleto virtual para posteriormente serem incorporados os membros dos personagens como olhos, bocas, roupas, e até dedos em casos mais detalhados que são movimentadas pelo animador e finalmente obter a renderização (o processo pelo qual se pode obter o produto final de um processamento digital qualquer).


Os pioneiros do desenho animado

1. Émile Cohl

Émile Eugène Jean Louis Courtet, mais conhecido como Émile Cohl (Paris, 4 de Janeiro de 1857-Villejuif, 20 de Janeiro de 1938), foi um desenhista e animador, considerado o inventor do desenho animado cinematográfico ou seja “o pai do cinema de animação”
Tornou-se ilustrador devido pelo seu gosto por desenho. Também trabalhou como cenarista no teatro, e o seu primeiro contacto com a produção cinematográfica foi justamente a confecção de cenários para filmes.
Cohl era amigo de Georges Mélies, um dos responsáveis pela criação da arte cinematográfica através de suas preciosas trucagens e efeitos especiais.
Nos seus trabalhos de animação as personagens possuem contornos bem nítidos ou são apenas simples linhas esquemáticas. A propriedade fundamental dos seus filmes é a metamorfose. Os princípios da tranquilidade e racionalidade humana são constantemente perturbados; o impossível realiza-se e quase se cria uma lógica do absurdo. O seu primeiro filme animado, “Fantasmagorie” (1908), com duração de dois minutos, consiste num fluxo de imagens oníricas, sem uma estrutura narrativa, mas determinada por uma lógica interna. O período da sua maior produtividade é de 1906 a 1912 e a sua obra é composta por mais de cem filmes, todos de curta duração. Tendo como matéria-prima pessoas, figuras recortadas, bonecos, marionetes ou desenhos, Cohl constituiu para a história do Cinema uma nova estética através do Cinema de animação.
Émile Cohl continuou a produzir filmes nos anos vinte, mas morreu na miséria em 1938. Ainda provoca fascinação em animadores, que reconhecem seu poder misterioso de transformar e distorcer o mundo de figuras e objectos.

http://www.youtube.com/watch?v=aEAObel8yIE

“Fantasmagorie” ( 1908 )

  

2. James Stuart Blackton

James Stuart Blackton (Sheffield, Yorkshire, 5 de Janeiro de 1875 — Califórnia, 13 de Agosto de 1941) foi um cineasta norte-americano que nasceu no Reino Unido. Em 6 de Abril de 1906, o inglês produziu a primeira tentativa de desenho animado, chamada The Humorous Phases of Funny Faces, com apenas três minutos de duração. Era um filme pequeno, com rostos de homens e mulheres mudando de expressão ao movimento de mãos, mas era o começo da grande história da animação.
James Stuart Blackton fundou um estúdio, com um mágico e um ilusionista. Pretendiam fazer filmes com talento e criatividade. O Estúdio Vitagraph tornou-se um dos mais importantes da época. Os três artistas desenvolveram técnicas de animação. Blackton foi o que mais experimentou nessa área. Um de seus filmes mais famosos foi O hotel mal assombrado. Nesse filme, o publico podia ver, pela primeira vez uma faca fantasma movendo-se sozinha, cortando, macabramente, um pão em fatias…e muitas outras coisas do tipo.
O filme foi um grande sucesso. As pessoas ficaram curiosíssimas, não conseguiam descobrir como os artistas tinham feito tudo aquilo.

http://www.youtube.com/watch?v=8dRe85cNXwg

The Humorous Phases of Funny Faces


3.Winsor McCay


Winsor McCay (26 de Setembro de 1867(?) – 26 de Julho de 1934) foi um cartoonista e animador norte americano.
McCay queria estudar no Art Institute of Chicago, mas devido à falta de dinheiro teve que encontrar um emprego. Trabalhou para a Imprensa Nacional e Companhia Gravação, produção de xilogravuras para circos e cartazes teatrais. Mais tarde mudou-se para Cincinnati, Ohio e foi trabalhar como um artista de Kohl. Em Cincinnati, casou-se com Maude Leonor Dufour e começou a fazer palestras de giz, em 1906.
A primeira série de banda desenhada de McCay foi Tales of the Jungle Imps por Félix Fiddle. Quarenta e três parcelas foram publicadas de Janeiro a Novembro de 1903, em Cincinnati Enquirer. A tira foi baseada em poemas de George Randolph Chester. As histórias em causa representam criaturas da selva e as formas como eles se adaptaram a um mundo hostil.
McCay foi pioneiro na técnica de desenhos animados, criando um padrão que seria seguido por Walt Disney e outros em décadas seguintes.
Em 1911 McCay lança sua primeira animação, Little Nemo in Slumberland, porém é em 1914 que lança sua obra-prima, Gertie the Dinosaur, considerado um dos marcos da história da animação

Gertie the Dinosaur

Gertie fez tanto sucesso e provou ser tão popular que gerou várias falsificações, mas também impressionou dezenas de jovens artistas, que se decidiram à animação e deram continuidade ao seu desenvolvimento, como Walter Lantz (criador do Pica-Pau), Dave Fleischer (criador de Koko, o palhaço) e Dick Huemer (um dos mestres que forjou a fama dos Estúdios Disney).
O seu trabalho nas tiras de jornal influenciou gerações de artistas, incluindo nomes como Moebius, Chris Ware, William Joyce e Maurice Sendak.

http://www.youtube.com/watch?v=UY40DHs9vc4

Gertie the Dinosaur (Winsor McCay, 1914)

4.Quirino Cristiani

Quirino Cristiani (2 de Julho de 1896 – 2 de Agosto de 1984) foi um argentino, artista de animação, director e cartoonista. Realizou o primeiro filme de animação com som e foi a primeira pessoa a criar uma animação usando apenas recortes de papelão.
Cristiani nasceu em Santa Giuletta , Itália e mudou-se para Buenos Aires , Argentina, em 1900, e passou sua infância num ambiente político de esquerda da grande metrópole do sul. Em adolescente, desenvolveu uma paixão pelo desenho, que o levou através de um breve curso na Academia de Belas Artes à publicação de caricaturas políticas para os jornais da cidade.
O imigrante italiano, Frederico Valle, cinegrafista e director na Europa, contratou os anos vinte Cristiani, deu-lhe Émile Cohl ‘s Allumettes animées Les (Jogos Animado, 1908) para lhe ensinar a técnica de animação.
Em 1916 surgiu o noticiário Actualides Valle, saiu com um episódio, incluindo a um minuto do cartoon La intervención en la Provencia de Buenos Aires (Intervenção na Província de Buenos Aires) por Quirino Cristiani. O desenho animado era sobre a queda de Yrigoyen de Buenos Aires, governador Marcelino Ugarte e a desonestidade. Este filme de recortes de papelão utilizados como forma de animação, lança Cristiani na sua carreira.
Em 9 de Novembro de 1917 estreou o frame-58000 El Apóstol (uma hora e dez minutos a uma média de 14 quadros por segundo) que foi a primeira longa-metragem do mundo, com o Presidente Yrigoyen como o assunto. Este trabalho foi conjunto com Taborda.
Cristiani criou a segunda longa-metragem de animação de cinema, Rastros Sin dejar, em 1918 que foi uma referência ao suposto fim Luxburg von, o capitão-submarino alemão que afundou o navio. O filme foi confiscado um dia depois da estreia. Cristiani não foi preso e passou os anos seguintes a criar caricaturas para os jornais
Cristiani fundou a empresa de publicidade Publi-Cinema, onde fez cartoons comerciais. Ele viajou para as regiões mais pobres da cidade, onde não havia nenhum cinema, para mostrar as suas caricaturas.
Nos anos seguintes Cristiani começou a fazer pequenas animações para fins de entretenimento. Alguns dos títulos incluídos Firpo, Dempsey (1923) sobre a luta de boxe entre American Heavyweight Champion Jack Dempsey e campeão argentino Luis Firpo, Forever uruguaios (1924) sobre o ouro olímpico Uruguai medalha no futebol, e Humberto de garufa (1924), sobre a visita do príncipe italiano Umberto de Sabóia a Buenos Aires.

Em 1928 iniciou a sua terceira longa-metragem, Peludópolis. O filme, de índole política, era uma espécie de fábula, com Yrigoyen como pirata “Peludo City” (Argentina) cercada por tubarões famintos (os radicais). Cristiani introduziu o som a meio, incluindo algumas músicas na trilha sonora (ele usou o primitivo som-em-disco do sistema para a gravação, uma vez que era improvável que a maioria dos teatros da Argentina fosse capaz de lidar com o som-em-filme).
Então, em 6 de Setembro de 1930, um ano em produção, reorganizou o plano de tirar a ênfase a Yrigoyen e os tubarões, e cuidadosamente adicionando os personagens dos generais como heróis, numa tentativa de se proteger de possíveis perseguições. Em seguida, ele acrescentou um personagem homem comum chamado Juan Pueblo, para se tornar o centro moral do filme. Com o apoio do governante provisório da Argentina, Cristiani estreou o filme em 16 de Setembro de 1931. Foi o primeiro filme animado com som.
Quando Mickey Mouse chegou à Argentina como no resto do mundo e, como tantos outros artistas, Cristiani não pode competir. Studios Cristiani foi convertido num laboratório de montagem subbing /, um dos melhores de seu tipo na Argentina.
Cristiani fez mais três filmes de animação distinguindo-se El mono relojero

http://www.youtube.com/watch?v=5lkJQYqcaU4

El Mono Relojero de Quirino Cristiani


5. Charlotte (Lotte) Reiniger

Charlotte (Lotte) Reiniger (2 de Junho de 1899 – 19 de Junho de 1981) alemã (e mais tarde, um britânica) animadora e directora de cinema .
Lotte Reiniger nasceu em Berlim, em criança, ficou fascinada com a arte chinesa da silhueta marionetas, construiu o seu próprio teatro de marionetes para puder mostrar à sua família e amigos.
Em adolescente, Reiniger apaixonou-se por cinema, pela primeira vez com os filmes de Georges Méliès e seus efeitos especiais. Em 1915, a jovem participou numa palestra de Wegener que incidiu sobre as fantásticas possibilidades de animação.
Ela convenceu os seus pais a inscrever-se no grupo Wegener. Na tentativa de atrair a atenção do seu herói distante e muito ocupado, ela começou a fazer retratos silhueta dos diversos actores que a rodeavam. Isto teve o efeito desejado, e pouco tempo depois estava a fazer cartões para filmes de Wegener, muitos dos quais caracterizados silhuetas.

As Aventuras do Príncipe Achmed ( 1926 )
Em 1918, Reiniger criou Der Wegener Rattenfänger von Hameln (O Flautista de Hamelin), ratos animados de madeira. O sucesso deste trabalho teve sua admissão no Institut für Kulturforschung, um estúdio de animação experimental. Foi aí que ela conheceu o seu futuro parceiro criativo e seu marido (de 1921), Carl Koch.
O primeiro filme dirigido por Reiniger foi Das Ornament verliebten Herzens des (O Ornamento do Coração Apaixonado, 1919), uma pequena peça com duas amantes que reflecte o seu humor. O filme foi muito bem aceite. Ela fez seis curtas-metragens durante os anos seguintes, todas produzidas e fotografadas pelo marido. Estas eram intercaladas com filmes publicitários e efeitos especiais para filmes diferentes. Durante este período, ela tornou-se o centro de um grande grupo de animadores alemães.
Em 1923, uma oportunidade única apareceu no seu caminho. Ela tornou-se professora de arte dos filhos de um banqueiro, Louis Hagen, que comprou uma grande quantidade de material de filmes como um investimento para combater a inflação galopante da época. Ele encomendou Reiniger para fazer uma longa-metragem. O resultado foi Die Abenteuer des Prinzen Achmed (As Aventuras do Príncipe Achmed), concluído em 1926, o mais antigo longa-metragem animado, com um enredo das histórias de Mil e Uma Noites. Estreou no Festival de Cinema de Cannes (graças ao apoio de Jean Renoir), e tornou-se um sucesso de crítica e popular.
O sucesso de Prinz Achmed fez com que ela pudesse realizar muitos outros: Doktor Dolittle und Tiere Sena ( Doctor Dolittle e seus animais), 1928; Die Jagd nach dem Glück 1929, um conto sobre um boneco troupe-sombra. Ela trabalhou com o músico britânico Eric Walter White em vários filmes, e escreveu o livro-ensaio – Caminhando com Sombras (1931).
Com a ascensão do Partido Nazista, Reiniger e Koch decidiram emigrar (ambos estiveram envolvidos na política da ala esquerda) para Inglaterra. Eles ainda conseguiram fazer 12 filmes durante este período, o mais conhecido sendo Carmen (1933) e Papageno (1935), ambos baseados em óperas populares. Quando a II Guerra Mundial começou, eles foram forçados a permanecer em Berlim.
Em 1949, Reiniger e Koch foram finalmente capazes de mover-se para Londres. Ela fez alguns filmes publicitários para o General Post Office Em 1955, Reiniger criou uma série de curtas-metragens de animação baseado no “Contos de Grimm” e ilustrações para o livro Rei Artur e seus cavaleiros da Távola Redonda.

http://www.youtube.com/watch?v=-qGE4tG4UeI

The Adventures of Prince Achmed


III – Alguns programas usados na animação 3D

Softwares Utilizados:
– 3ds Max
– Blender
– Lightwave 3D
– Softimage XSI
– 3D Canvas
– Autodesk Maya
– Cinema 4D
– Adobe Photoshop
– Gimp
– Corel PhotoPaint
– Alguns estúdios usam ferramentas desenvolvidas internamente.

3ds MAX

É um programa de modelagem tridimensional (ou modelação 3D) que permite a renderização de imagens e animações. É usado em produção de filmes de animação, vinhetas e anúncios comerciais para TV, maquetas electrónicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Com o 3ds Max podemos gerar renderizações de alta qualidade, com luzes, sombras, transparências, etc. Com a renderização é possível criar imagens fotorrealistas, simulando ambientes, cenários e outros recursos, mas o 3ds Max não fica só nisso, permite também a criação de personagens, vinhetas e muito mais.

BLENDER

É um famoso programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, aplicação de materiais (mapping), renderização e animação, de modelos tridimensionais, e criação de aplicações interactivas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros. O filme “HOMEM ARANHA-2” utilizou o Blender primeiro para criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas. O Blender está disponível para diversos sistemas operacionais, tais como: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ e IRIX.

LIGHTWAVE 3D

LightWave é uma completa modelagem, renderização e animação do sistema. Amplamente utilizado na produção de televisão, os efeitos visuais de filmes, gráficos desenvolvimento de jogos de vídeo, impressão e visualização, LightWave é responsável por mais artistas que ganharam prémios Emmy do que qualquer outra aplicação 3D.

SOFTIMAGE XSI


É um programa de gráficos 3D usado predominantemente em filmes, jogos e na indústria de publicidade, para a produção de ambientes e cenas 3D.
Entradas animáveis podem ser misturadas nesse programa, que pode ser usado para costumar a criação de personagens, animação, e também edição.

3D CANVAS


É mais um famoso programa de modelagem e animação 3D que incorpora uma interface com suporte arraste-e-solte.
Usando as ferramentas de modelagem de objectos de 3D Canvas, pode-se criar complexos modelos a partir de outros mais simples. Estas ferramentas trazem todo o necessário para deformar, esculpir e pintar objectos 3D. A animação pode ser criada frame a frame, vista em tempo real, ou gravada num arquivo AVI. Canvas 3D é capaz de importar os formatos de modelos mais populares.

AUTODESK MAYA


O Autodesk Maya é um aplicativo de software utilizado para a animação 3D , modelagem 3D , simulação, efeitos visuais, Foi desenvolvido em Toronto pela Autodesk. É utilizado no cinema e na indústria d e televisão, bem como de computador e jogos de vídeo. Está muito difundido na visualização de trabalhos de arquitectura e design.
Uma característica importante da Maya é a sua abertura para software de terceiros, que podem tirar completamente o software de sua aparência e padrão, usando apenas o kernel, transformá-lo em uma versão altamente personalizada do software. Esta característica, por si só fez Maya atractivo para grandes estúdios.

CINEMA 4D

CINEMA 4D é um programa de computador comercial multiplataforma para modelagem 3D, texturarização, iluminação, animação e renderização 3D, desenvolvido pela empresa alemã MAXON Computer GmbH.
Ele é capaz de modelagem procedural e poligonal. Já foi usado em alguns filmes/animações, tais como: We Are the Strange, Polar Express, Open Season e Monster House.

http://www.youtube.com/watch?v=6qCSahatkbk

We Are the Strange

ADOBE PHOTOSHOP

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

GIMP

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vectorial.
O GIMP foi criado pelos estudantes como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje alcança é utilizado por hoquistas e profissionais. Porém, o GIMP ainda possui uma participação pequena no mercado de ferramentas de edição profissionais (em contraste ao Photoshop).

COREL PHOTO-PAINT

O Corel PHOTO-PAINT, juntamente com o seu concorrente da Adobe, o Adobe Photoshop, está entre os melhores softwares para edição de imagens disponíveis no mercado.
Ele faz parte do pacote CorelDRAW, e a sua principal função é a edição de imagens. Através dele, pode-se aplicar efeitos em imagens, melhorar a sua qualidade, como por exemplo aumentando a claridade de imagens escuras que dificultam a visualização da imagem.


IV – Conclusão
Este trabalho obrigou-me a pesquisar sobre Animações 2D; Animações 3D, técnicas que são utilizadas para realizar animações a que assistimos desde miúdos e com lidamos no dia-a-dia e que nos causam grande admiração e curiosidade.
Diariamente vemos imagens complexas que exigem um grande conhecimento tecnológico mas principalmente exigiram um grande trabalho, estudo e pesquisa para se conseguir evoluir ao ponto a que chegamos.
Estas técnicas evoluem continuamente e permitem-nos realizar trabalhos cada vez mais complexos, atractivos que nos ocupam cada vez mais os tempos livres, como os jogos.


V. Bibliografia

http://www.askarticles.com/pt/Article/Understanding-The-Difference-Between-2D-And-3D-Animations/139067

http://www.compute-rs.com/pt/conselho-1270515.htm

http://conectadoespm.blogspot.com/2009/11/animacao-3d-e-estereoscopica-qual.html

http://www.5min.com/Video/Mario-and-Sonic-at-the-Olympic-Winter-Games-Review-202775003

http://translate.google.pt/translate?hl=pt

http://translate.google.pt/translate?hl=pt

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-

http://pt.wikipedia.org/wiki/Winsor_McCay_Award

http://www.google.pt/#hl=pt-

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